segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Saúde divulga resultado de outubro da análise da água das fontes da cidade

 
Teresópolis, 25 de novembro de 2011 - Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no mês de outubro. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, das oito fontes examinadas, duas encontram-se impróprias para consumo: Fonte Taumaturgo e Fonte Amélia, que apresentam a presença de coliformes fecais.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Confira o resultado da análise:

Outubro/2011 

• Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) - Imprópria para consumo
• Fonte Praça (Taumaturgo) – Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes Taumaturgo e Amélia devido à presença de coliformes fecais e investigar possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Texto: Mara Lúcia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário